Qual é melhor: contador terceirizado ou interno?

Qual é melhor: contador terceirizado ou interno?

Você precisa de alguém em que possa confiar os dados contábeis da sua empresa mas não sabe se é melhor contratar um colaborador ou ter um contador terceirizado? Então você precisa acompanhar este post!

Um profissional contábil deve transmitir confiança e qualidade das informações para que o administrador possa tomar as decisões corretas sobre o futuro da empresa.

Para ajudar você, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens sobre o serviço de um contador interno e externo e os fatores a serem considerados na hora da escolha. Confira!

Contador terceirizado: conheça as vantagens e desvantagens

Vantagens

1. Economia

A empresa não precisará investir em softwares contábeis, pois o serviço será realizado por terceiros.

Além disso, a contratação do serviço muitas vezes é mais barata do que a de um contador interno, pois você deixa de pagar os encargos trabalhistas envolvendo a Previdência Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o aviso prévio em casos de demissões, entre outros.

2. Foco na atividade da empresa

Ao contratar um serviço terceirizado o administrador e os demais funcionários conseguem focar a atenção no produto da empresa, pois a responsabilidade de orientar sobre o pagamento de impostos e o regime tributário é do contador externo.

Desse modo, ninguém da equipe precisa parar as atividades do cotidiano para pesquisar mudanças nas leis e na cobrança de impostos.

3. Serviço especializado

Geralmente, ao buscar um serviço terceirizado acaba-se contratando um escritório especializado. Nesse caso, há diversos profissionais contábeis disponíveis para atender os clientes.

Ou seja, você indiretamente contrata uma bagagem maior de conhecimento e experiência. Assim, se surgirem dúvidas em algum procedimento, os contadores conseguirão conversar e encontrar a melhor solução para sua empresa.

Isso dá mais agilidade para as resoluções do dia a dia e evita a perda de tempo com discussões internas que não fazem parte do foco da empresa.

4. Melhor estrutura

Por atuar diretamente na área contábil, o serviço terceirizado terá uma estrutura melhor para desempenhar as atividades. Isto é, já terá contratado os softwares específicos para fazer a integração entre documentos, o lançamento das notas fiscais e os balancetes.

Desse modo, você não precisa investir em ferramentas que são pouco utilizadas pela sua empresa porque não fazem parte da atividade principal.

Desvantagens

1. Sua empresa não é exclusiva

Ao contratar um serviço terceirizado é preciso ter consciência que você não será o único cliente. Sendo assim, o contador não terá as 8 horas do dia disponíveis para você. Nesse caso, é sempre importante solicitar os dados com antecedência ou avisar quando precisar de informações urgentes.

[cta id=’780′]

Contador interno: veja os prós e contras

Vantagens

1. Atendimento exclusivo

Ao contratar um funcionário para o setor contábil você possui uma pessoa dentro da empresa para desempenhar a função. Sendo assim, sempre que tiver alguma dúvida ou urgência ela estará disponível para esclarecimentos dentro do horário de trabalho.

Desvantagens

1. Custos dos encargos trabalhistas

A contratação de um funcionário requer o pagamento de tributos que podem onerar os custos da empresa. São eles:

  • INSS — Previdência Social;
  • FGTS — Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • multa rescisória nos casos de demissão sem justa causa;
  • férias remuneradas;
  • décimo terceiro salário.

2. Gastos com softwares contábeis

Para que o profissional contábil possa desempenhar bem as suas funções, é preciso adquirir softwares contábeis. Isto é, existe a necessidade de investir na estrutura para ele trabalhar, gerando gastos para a empresa.

Contratação: saiba os cuidados necessários

Após conhecer mais sobre a atuação de um contador interno ou externo, é preciso fazer a escolha certa.

Pesquise a idoneidade do profissional, as experiências anteriores e as referências que ele possui de outros empregos ou serviços. No caso da terceirização, considere também a avaliação de antigos clientes, a estrutura oferecida e leia bem o contrato antes de assiná-lo.

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da contratação de um contador terceirizado e de um funcionário? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

[cta id=’777′]
Desenvolvido por: Thiago Programador