A importância do planejamento tributário para as empresas

A importância do planejamento tributário para as empresas

Empresas de pequeno e médio porte estão sofrendo com a elevada carga tributária do país nesse momento de crise. Diante desse cenário assustador, somente uma ferramenta poderá manter esses empresários no mercado: o planejamento tributário.

Essa é uma poderosa ferramenta de gestão que visa diminuir os gastos com os tributos. Para isso, são usados procedimentos legais e também são tomados certos cuidados com a estruturação dos empreendimentos.

Deseja saber o que é e quais são os motivos e benefícios que justificam ter um planejamento tributário em sua empresa? Confira abaixo alguns dados muito importantes!

O que é planejamento tributário?

Trata-se de uma maneira de reduzir os custos fiscais mediante a aplicação de um conjunto de sistemas legais. Desse modo, auxilia os gestores a diminuírem o valor utilizado para o pagamento de tributos sem ter receio algum.

Inclusive, os proprietários de empresas de todos os ramos possuem o direito de estruturar seu negócio da maneira que acharem melhor. A Receita Federal vai aceitar as escolhas desde que tudo esteja dentro das normas jurídicas.

[cta id=’786′]

Quais são os tipos de benefícios?

Fazer a análise da realidade tributária da empresa e redefinir o seu posicionamento traz muitos benefícios aos seus proprietários. Portanto, deve-se levar em consideração a receita bruta, as margens de lucro e os gastos com custos fixos e variáveis. Veja abaixo uma relação das vantagens que podem ser obtidas:

1. Redução de custos

Por meio desse poderoso método, é possível optar pelo melhor regime de tributação para o seu empreendimento. Entre as opções estão:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real; e
  • Lucro Presumido.

Escolhendo um desses, poderão ser aproveitados os seus incentivos e isenções fiscais.

2. Menores autuações fiscais

Todas as movimentações, os acertos e as incorreções das empresas ficam mais visíveis para os gestores com o uso dessas técnicas de gestão. Dessa forma os empresários podem avaliar a saúde financeira do seu negócio. E ainda conseguem perceber se existe alguma falha que possa ser consertada antes de uma autuação fiscal.

3. Aumento da competitividade

Os valores economizados ficarão à disposição dos gestores para que eles decidam como vão reinvestir o dinheiro. Sendo assim, os recursos poderão ser disponibilizados para o marketing, o que aumentará a competitividade no mercado.

4. Orçamento anual preciso

Quando a gestão tributária estiver sendo conduzida, serão realizadas análises precisas. Com isso o orçamento anual fica mais próximo possível da realidade. Assim é possível perceber quais são os reais valores gastos pela sua empresa com o pagamento de tributos e o que realmente sobra para fazer investimentos futuros.

Após aprender um pouco mais sobre planejamento tributário não deixe de aproveitar essa possibilidade. Agora você já sabe o quanto ele é importante para o bom andamento dos seus negócios. Mas não se esqueça de que é preciso contar com a ajuda de profissionais que entendem do assunto. Por isso, contrate uma prestadora de serviços tributários e contábeis.

O que achou deste post sobre planejamento tributário? Lembrou-se de exemplos de outros benefícios que a ferramenta oferece? Deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

[cta id=’783′]
Desenvolvido por: Thiago Programador