Apuração de impostos: quais as consequências no seu negócio?

Apuração de impostos: quais as consequências no seu negócio?

A apuração de impostos é uma das tarefas mais importantes no cotidiano de empresas de qualquer ramo e tamanho. Erros de cálculo, de interpretação da norma, atrasos ou emissão errônea de guias podem acarretar inúmeros prejuízos ao orçamento empresarial.

Além disso, os métodos de fiscalização estão cada vez mais fortes e eficazes, principalmente com a implantação da escrituração eletrônica SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que logo se tornará obrigatória para todas as empresas.

Com o intuito de conscientizar nossos leitores, nesta publicação, trazemos quais exatamente são as consequências decorrentes da apuração errada de impostos e, no fim, expomos a solução mais eficiente, econômica e completa para esse problema! Confira!

O prejuízo gerado pelos impostos pagos em excesso

Diante da complexidade dos cálculos e do medo de pagar menos que o devido, administradores pagam mais que o necessário. Também existem situações em que a empresa tem o direito de restituir tributos.

Outros impostos possuem regras específicas, como a de substituição tributária (recolhimento deve ser feito por outra empresa), e não entendê-las também gerará pagamento excessivo.

Todo esse dinheiro adicional poderia ser revertido a um fundo de reserva para futuros investimentos, como a abertura de nova filial, aquisição de novos equipamentos, materiais etc.

Mas o empreendedor não terá os conhecimentos contábeis necessários para entender se eles serão restituídos ou abatidos, quais são seus valores, como recebê-los etc. E conforme o tempo transcorre, o direito de receber esse crédito deixará de existir.

Pagamento de multas

Existem multas tanto pelo atraso quanto pelo pagamento indevido. Cada imposto tem incidência de diferentes valores de multa sobre o atraso; no Imposto de Renda, por exemplo, a multa é de 0,33% por dia de atraso, até o total de 20%.

Esse valor também é cobrado com juros baseados na taxa Selic + 1%. O que antes era de apenas 15% (alíquota do IR para pessoas jurídicas), acabará se tornando uma quantia muito mais elevada.

O Fisco também poderá interpretar seus atos como sonegação e fraude, aplicando uma robusta multa de 150% sobre o valor devido.

Redução de linhas de crédito

Dificilmente seu negócio conseguirá obter novas linhas de créditos, receber mais empréstimos ou aumentar financiamentos perante instituições bancárias ou financeiras. Elas analisarão seu histórico de inadimplências e pendências fiscais antes de negociar com seus representantes.

[cta id=’1010′]

Impedimento de participar em licitações públicas

Empresas com pendências tributárias não têm permissão para participar de licitações públicas. Essa é uma desvantagem relevante, pois as licitações são oportunidades de negócios que podem ser bastante vantajosas.

Responder processos judiciais

Os fiscais autuarão multas e iniciarão execuções fiscais (cobranças do tributos feitas na justiça), e a presença de um advogado é obrigatória nessas situações, pois você deverá se defender em juízo para que não seja prejudicado mais que o necessário.

Esses gastos são outras despesas elevadas e onerosas que poderiam ser facilmente evitadas com a simples apuração correta dos impostos.

Importância de uma consultoria contábil na apuração de impostos

O administrador de uma empresa não pode interromper suas atividades e dedicar anos aos estudos contábeis para que seja capaz de apurar corretamente os impostos. Por essa razão, a contratação de uma consultoria contábil é um requisito mínimo para assegurar a regularidade da companhia.

Porém, esse serviço pode ir muito além de apenas calcular e recolher devidamente os impostos. Uma boa consultoria estuda a empresa e potencializa seus ganhos, destacando-a perante o mercado e realizando atividades como:

  • diagnóstico contábil;
  • gerenciamento de custos;
  • adequação do negócio ao novo sistema SPED;
  • auxílio no planejamento estratégico e tomada de decisões, de forma a garantir o crescimento empresarial;
  • promoção do aproveitamento de isenções e benefícios fiscais ou tributários;
  • entre outros serviços que beneficiam suas finanças.
  • Saber efetuar a apuração de impostos é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável de seu empreendimento e, após a leitura deste artigo, você já sabe exatamente como fazê-lo nos ditames legais!

Se você deseja alcançar esse objetivo e ainda aproveitar os demais benefícios de uma boa consultoria contábil, entre em contato conosco e receba todo o suporte necessário de profissionais experientes em gestão inteligente.

[cta id=’906′]
Desenvolvido por: Thiago Programador