Contabilidade e gestão financeira: há diferenças?

Contabilidade e gestão financeira: há diferenças?

Gerir financeiramente um negócio não é, com certeza, tarefa fácil. Nem sempre o gestor consegue levá-la adiante sem o auxílio de especialistas no assunto. E considerando que o contador é um desses profissionais essenciais ao desempenho dessa atribuição, é fundamental compreender as funções da contabilidade e gestão financeira.

Ambas devem atuar em sinergia, para que as contas estejam sempre ajustadas e para que as decisões que podem afetar a continuidade dos negócios sejam sempre tomadas com critério.

Afinal, há diferenças entre contabilidade e gestão financeira? Sua empresa conta com pessoas capazes de atuar na gestão das finanças? Não? Se é seu caso, este artigo foi feito pensando em você. Acompanhe até o final e saiba como obter o máximo potencial dos seus profissionais de contabilidade e de finanças.

A contabilidade tem funções específicas

Empresários que buscam soluções para equilibrar as contas de seus negócios nem sempre podem confiar nos profissionais que trabalham a seu lado. Eles até sabem que precisam controlar melhor as entradas e saídas, mas sentem que o contador não é capaz de solucionar sozinho todos os gargalos de produção e administração.

Na realidade, contadores são os profissionais que têm formação para realizar operações fiscais e contábeis de uma empresa, tendo sempre em vista a conformidade dos processos. Portanto, são eles que detêm o conhecimento de causa para tratar de outras questões que envolvam finanças.

Partindo da massa crítica que contadores acumulam, a gestão de recursos permanente torna-se possível. Afinal, não há como fazer prognósticos ou projetar crescimento sem ter uma base de dados sólida, com informações confiáveis, o que só é possível por intermédio da contabilidade.

[cta id=’780′]

Contabilidade e gestão financeira: contador pode ser consultor

Embora existam profissionais qualificados especificamente para atuar em gestão de finanças, existem também contadores com capacitação para tratar de assuntos financeiros estratégicos. A consultoria de contabilidade já é uma realidade e, além das técnicas próprias dessa área, adota a tecnologia como ferramenta para prover soluções para negócios em que os gestores necessitam de suporte para a tomada de decisão.

É diferente, portanto, da função estritamente fiscal do contador, que só se ocupa do cumprimento das obrigações relacionadas ao fisco e da escrituração. Contudo, essa não é uma configuração inalterável. Uma empresa que, atualmente, conta com contadores habituados a tratar apenas das obrigações tributárias, pode também buscar neles apoio para realizar com eficácia a gestão financeira na organização.

Gestor financeiro é especialista no assunto

Se por um lado existem contadores que podem atuar de forma estratégica e ajudar empresários a balizar decisões, há aqueles que não têm o preparo adequado para liderar processos que exijam capacidade de gestão.

Nesse caso, buscar apoio de um gestor financeiro é o mais indicado. Esse tipo de profissional tem formação mais ampla, que contempla, além das finanças e da contabilidade em si, aspectos gerenciais e administrativos dentro das empresas. Dotados de um olhar mais abrangente, gestores financeiros de formação são indicados para articular processos entre setores distintos, habilidade que nem todo contador possui.

Como já dissemos, gestores financeiros não atuam sem estar apoiados pela contabilidade. No entanto, são a melhor alternativa para empresas em que os contadores são insuficientes para implementar um planejamento estratégico. Nesse caso, técnicas de contabilidade e gestão financeira precisam ser aliadas, de forma que, ná prática, suas competências tragam os resultados positivos necessários ao negócio.

Afinal, empresas que atuam estrategicamente são as que geram resultados mais consistentes, inclusive no que se refere à sua contabilidade e gestão financeira. Se é assim que você quer ver seu negócio caminhar, contate-nos agora mesmo e descubra as soluções que temos a oferecer para a sua empresa.

[cta id=’777′]
Desenvolvido por: Thiago Programador