Controle de inadimplência: saiba como fazer a conciliação contábil

Controle de inadimplência: saiba como fazer a conciliação contábil

Quando o cliente não realiza o pagamento na data do vencimento, ele se torna inadimplente — o que gera várias dores de cabeça para o responsável pelo gerenciamento financeiro do negócio, já que o atraso no pagamento compromete todo o fluxo de caixa da empresa. Por esse motivo, ter um controle de inadimplência eficaz é fundamental.

O controle de clientes inadimplentes sempre foi importante, mas devido à situação econômica no nosso país, tornou-se algo fundamental já que grande parte da população brasileira está com alguma dívida em atraso. Por isso, é preciso que a empresa tome certas providências.

Se você quer saber como evitar que a inadimplência atinja seu empreendimento, veja as dicas que separamos!

Como evitar a inadimplência?

Algumas medidas podem ser adotadas para auxiliar no controle de inadimplência, confita a seguir:

Ofereça várias formas de pagamento

Permita que o cliente realize o pagamento de diferentes formas. Prefira os cartões de crédito ou boletos. Esse tipo de serviço exige o pagamento de uma taxa, mas em contrapartida a operadora financeira assegurará o recebimento do valor.

Análise o histórico do cliente

Averiguar o histórico do cliente permite a identificação daqueles que oferecem um risco maior de não efetuar o pagamento. Se um cliente tem o costume de realizar os pagamentos com atraso, as chances de atrasar novamente são grandes.

Se você resolver realizar uma venda para um cliente com histórico questionável, ofereça meios de pagamentos menos flexíveis. Além disso, consulte os dados do cliente em órgãos como o Serasa e SPC para ter uma maior garantia.

Lembre ao cliente o dia de pagamento

Muitas pessoas esquecem o dia do pagamento, por isso você pode encaminhar para seu cliente um aviso próximo à data de vencimento para lembrá-lo. É interessante contar com um processo automatizado que reduzirá o tempo gasto com o gerenciamento de recebimentos.

Disponha de uma conciliação contábil

A conciliação contábil é a conferência de cada conta contábil, que pode ser realizada em períodos mensais, semestrais ou anuais. Toda conta do balanço deve ser apurada e ter a composição de seu saldo aprovado. A composição de saldo nada mais é que um controle interno, no qual o contador ou qualquer outro profissional da contabilidade sabe o que tem especificadamente em cada conta contábil.

Para que o processo de finalização da movimentação contábil anual aconteça, é preciso que todas as contas da contabilidade estejam com os saldos corretos. A conciliação contábil é indispensável para a exatidão da escrituração contábil e dos saldos, buscando a criação de informações precisas e decisivas para administração e tomadas de decisões. É uma das maneiras mais efetivas de realizar o controle de inadimplência.

Mas, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é preciso que a empresa conte com uma equipe especializada e experiente nesse tipo de atividade.

[cta id=’786′]

Você sabe como fazer o controle de pagamentos a realizar?

Realizar o controle dos pagamentos devidos pelo empreendimento é um passo muito importante e que permite que você saiba qual o valor das dívidas futuras. Por esse motivo, veja a nossa sugestão de como fazer isso da melhor forma possível:

  • registre todas as contas a pagar;
  • faça um planejamento para que os pagamentos não caiam antes dos recebimentos da empresa;
  • não misture os gastos pessoais com os da empresa;
  • utilize um software de gestão específico para fazer esse tipo de controle.

E como lidar com os fornecedores no momento do aperto?

  • solicite mais prazo para pagamentos aos fornecedores;
  • cobre os clientes atrasados, assim a inadimplência irá diminuir e a empresa terá mais dinheiro para quitar as próprias dívidas;
  • procure renegociar a dívida e faça parcelamento para pagamento conforme o planejamento de fluxo de caixa;
  • economize e reduza os gastos e despesas para sobrar mais capital para quitar as dívidas,
  • reduza o estoque e aumente a produção e estocagem no momento certo.

Agora que você já sabe a importância do controle de inadimplência para as empresas, é possível entender que a conciliação contábil é uma poderosa ferramenta de percepção de falhas e desacertos financeiros, mas também um instrumento de controle preventivo e boa finalização das demonstrações contábeis.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre o assunto!

[cta id=’783′]
Desenvolvido por: Thiago Programador