5 erros na gestão de pessoas que sua empresa não deve cometer

5 erros na gestão de pessoas que sua empresa não deve cometer

A gestão de pessoas é uma atividade estratégica para o crescimento e continuidade de qualquer empresa. Mas, para alcançar grandes resultados, é importante eliminar alguns erros que podem afetar todo o empreendimento, nos seus diversos níveis e áreas.

Existem inúmeros problemas relacionados à má condução do capital humano. Quando não há uma boa gestão, é provável que os colaboradores fiquem desmotivados, o número de erros internos cresça e os clientes finais sejam mal atendidos.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Hoje, vamos mostrar 5 principais erros que devem ser eliminados e como fazer isso.

Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto.

1. Deixar de se comunicar internamente

Muitas companhias focam tanto na comunicação com o público externo — seus clientes finais — que deixam em segundo plano a comunicação com os colaboradores. Quando isso acontece, fica impossível construir um clima interno de transparência e credibilidade.

Para melhorar o diálogo, primeiro, é importante que cada líder de equipe se comprometa com o assunto. Depois, é preciso implementar novos canais de comunicação, tais como:

2. Focar excessivamente nos resultados

É realmente importante focar nos resultados da empresa, definindo alguns indicadores-chave de desempenho para acompanhar periodicamente. Mas quando isso é a única coisa que importa, o aspecto humano é deixado de lado, e a gestão de pessoas é afetada.

Para eliminar esse problema, é importante promover o bem-estar da equipe. De acordo com uma pesquisa da Sodexo, empesas que investem na qualidade de vida dos funcionários são (em média) 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Então, não deixe de:

  • arquitetar um local de trabalho mais agradável;
  • reconhecer os resultados das equipes;
  • investir em benefícios complementares e assim por diante.

3. Privar o time de receber feedbacks

O feedback é considerado uma das mais poderosas “armas” da gestão de pessoas. Mas, infelizmente, ainda existem muitos gestores que não possuem aptidão com o assunto. Quando não há feedback, é possível que o crescimento dos seus liderados fique estagnado.

Um ótimo modelo de retorno é o PNP, composto de três principais momentos:

  • primeiro, deve-se falar sobre um ponto positivo do funcionário;
  • depois, abordar um ponto negativo que deve ser melhorado;
  • para finalizar, um outro ponto positivo é citado.
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4. Definir metas impossíveis

As metas de trabalho funcionam como uma bússola, direcionando cada colaborador rumo aos objetivos desejados pela companhia. Porém, quando essas metas são malfeitas, fica impossível alinhar as pessoas, engajando-as na busca pelos resultados.

Para fazer uma boa definição de objetivos, é importante levar cinco principais aspectos em consideração. Suas metas devem:

  • ser específicas;
  • ser mensuráveis;
  • ser alcançáveis;
  • ser relevantes;
  • ter um tempo de execução bem definido — geralmente mensal ou trimestral.

5. Não recompensar pelas conquistas

Todos os dias, os funcionários trabalham duro para alcançar as metas estipuladas e contribuir para o crescimento da empresa. Quando os esforços e conquistas não são reconhecidos e recompensados, é provável que o time fique desmotivado.

Então, é importante que implemente boas recompensas, de acordo com a complexidade de cada tarefa. Além disso, procure:

  • equilibrar as recompensas financeiras e não financeiras;
  • respeitar o orçamento empresarial;
  • escolher algo realmente desejado pelo time.

Empreender é uma tarefa complexa! Mas todos esses erros podem ser facilmente eliminados da sua empresa. Porém, caso permaneçam acontecendo, o caminho mais provável é o insucesso corporativo.

Agora que está por dentro do assunto e conhece os principais erros da gestão de pessoas, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em seu e-mail.

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