5 perguntas a se fazer antes de contratar uma empresa de contabilidade

5 perguntas a se fazer antes de contratar uma empresa de contabilidade

Ter uma empresa de contabilidade para prestar assessoria nos negócios é essencial para que você mantenha as contas em dia e tenha mais segurança ao realizar planejamentos tributários e investimentos financeiros com valores mais altos.

Porém, para realizar a contratação, é importante pensar com calma e encontrar profissionais qualificados, que possam atender às suas expectativas e trazer benefícios para sua empresa e gestão.

Para ajudar com essa tarefa, separamos 5 perguntas que você precisa fazer antes de realizar a contratação. Confira!

1. A empresa de contabilidade tem registro?

A primeira questão a ser considerada na escolha do escritório de contabilidade é o registro no sindicato dos contadores e no Conselho Regional de Contabilidade.

É essencial verificar se o escritório é registrado, se está cumprindo os requisitos legais e arcando com o pagamento dos tributos.

Da mesma forma, os conselhos e sindicatos informam sobre eventuais denúncias, o que poderá te conferir mais segurança e tranquilidade antes de assinar o contrato.

2. Quais são os serviços prestados?

Outro detalhe imprescindível é marcar uma reunião com os responsáveis pela empresa de contabilidade para verificar se os serviços oferecidos atendem à sua demanda.

Converse com calma, faça perguntas, mostre as suas necessidades e se informe bem. É importante ressaltar que alguns escritórios trabalham apenas com demandas rotineiras, mas talvez você precise de mais.

Então, para evitar problemas, o melhor é esclarecer tudo com antecedência. Se resolver contratar, observe se o documento inclui todos os serviços que foram combinados ao longo da conversa.

3. O ramo de atuação é amplo ou por nicho?

Atualmente os escritórios de contabilidade estão optando pela atuação em nichos, ou seja, voltada para um setor específico de mercado. Alguns escolhem indústrias, outros comércios, outros trabalham transportadoras e por aí vai.

O interessante de contar um profissional de nicho é que ele terá um conhecimento mais aprofundado sobre as questões relacionadas ao seu ramo de atuação e poderá prestar uma consultoria diferenciada — afinal, todo o tempo será dedicado a um único tipo de serviço.

Então, antes de decidir entre uma empresa ou outra, verifique essa questão. Pode ser uma ótima forma de dar a palavra final e assinar o contrato.

4. Existe sistema integrado?

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para os empresários — entre eles, os softwares de gestão integrada, que permitem que as informações colocadas no sistema da empresa sejam compartilhadas automaticamente com o seu contador.

Com isso, não será necessário reunir documentos para enviar uma vez por mês, nem fazer relatórios enormes ou planilhas do Excel.

Esse facilitador é essencial, então não deixe de se informar sobre ele.

5. Quais as formas de atendimento disponibilizadas pela empresa de contabilidade?

Verifique na empresa como você poderá entrar em contato quando tiver dúvidas ou precisar de assessoria. Algumas fornecem apenas e-mail e telefone, enquanto outras contam com o serviço completo e rápido, como chats, WhatsApp e Skype.

Como a comunicação tem que ser rápida e eficiente, essa informação também é muito importante para a sua escolha.

Com essas dicas ficará muito mais fácil contratar uma empresa de contabilidade, então não perca tempo e comece já a contar com profissionais especializados que poderão contribuir para que você otimize os lucros e faça um planejamento tributário eficiente.

Para obter mais informações, entre em contato com a Consead e converse com quem entende do assunto!

AV. N. Srª dos Navegantes, 955 - Sl 720 - ED. Global Tower
Enseada do Suá - Vitória/ES  |  +55 27 3025-6006