Confira 4 vantagens de contratar uma consultoria tributária

Confira 4 vantagens de contratar uma consultoria tributária

A consultoria tributária pode ser a resposta aos desafios que seu negócio enfrenta, considerando o alto impacto dos impostos sobre o lucro líquido. Não bastasse o que consome em recursos, o fisco brasileiro também retarda o desenvolvimento das empresas pela burocracia que impõe.

Empresas não optantes do Simples Nacional lidam diariamente com uma quantidade massiva de obrigações acessórias que são atualizadas em um ritmo frenético.

Se até com ajuda profissional é difícil dar conta de tamanha responsabilidade, imagine quando tudo fica a cargo apenas de um contador?

Por isso, a contabilidade consultiva é a solução mais indicada para se desemperrar engrenagens e permitir que sua empresa acelere. Você poderá comprovar isso agora, ao conhecer 4 bons motivos para ter respaldo profissional em seu negócio.

1. A contabilidade passa a ser estratégica

Mensalmente, toda pessoa jurídica é obrigada a repassar ao fisco — “esse sócio invisível” — dados sobre toda a movimentação financeira realizada e até sobre as que ainda não se concretizaram.

Não seria melhor se esse volume todo de informação fosse aproveitado para direcionar seu negócio rumo ao crescimento? A consultoria tributária trata exatamente de dar uma destinação mais nobre aos dados que a contabilidade tradicional repassa ao fisco sem uma avaliação crítica.

Em outras palavras, com o apoio de serviços consultivos, seus dados fiscais e tributários passam a ser utilizados com inteligência, servindo para balizar decisões estratégicas.

2. Os impostos são pagos no melhor cenário possível

Um dos dramas que os empresários brasileiros enfrentam é o pagamento de impostos à Maior. Esse problema é muito comum nas empresas em que os impostos são pagos de forma irrefletida.

Sem um tratamento adequado que permita visualizar possíveis erros ou inconsistências, os tributos vão se incorporando ao Balanço Patrimonial como um custo inevitável. O pior é que muitos desconhecem que isso pode ser evitado.

Desde que existam especialistas capazes de apontar novos rumos nos procedimentos contábeis e fiscais, é possível escapar do Leão.

Por exemplo, uma das muitas possibilidades de se reduzir o impacto dos impostos é a mudança de regime tributário. Entretanto, essa é uma alteração que gera muitas implicações e só é indicada quando é feita com o aval de consultores.

[cta id=’798′]

3. Oportunidades de crédito são melhor aproveitadas

Outro aspecto do sistema tributário brasileiro que a burocracia nem sempre deixa ver é a possibilidade de recebimento de créditos tributários. Mecanismo de compensação fiscal que visa recompensar certos elementos da cadeia produtiva, ele acaba passando batido por negligência ou desconhecimento.

A recuperação de créditos tributários pode e deve ser feita por empresas que pagam ICMS-ST dentro do regime de Substituição Tributária. Desde que esteja prevista a compensação, a requisição desses créditos junto à Sefaz estadual pode até mesmo se tornar um “setor” à parte dentro da empresa, dadas as possibilidades em jogo.

4. Evita a aplicação de multas

Quando lidam com seus impostos apenas de forma burocrática, como se fossem um peso a ser aliviado todo mês, empresas abrem caminho para o tratamento descuidado de suas obrigações fiscais. Afinal, se é algo que não vai gerar lucro e só serve para dar trabalho, por que se dedicar a analisar com mais cuidado?

É nessa má vontade com o pagamento de impostos que mora o perigo, afinal, com tantas regras a serem cumpridas, é muito fácil incorrer em erros na escrituração. No entanto, quando essas falhas são detectadas, a Receita Federal e a Sefaz agem com rigor, aplicando multas pesadas.

Portanto, a consultoria tributária, além de aliada estratégica, também age como escudo protetor. Ela previne possíveis vícios na apuração dos impostos que expõem sua empresa à fiscalização, evitando multas e pagamento de tributos extemporâneos.

Agora que você já sabe de todas essas vantagens, fica difícil permanecer amador no tratamento dos impostos em sua empresa, concorda? Nós estamos aqui para ajudar, faça contato e saiba como a contabilidade pode fazer muito mais por seu negócio!

[cta id=’795′]
Desenvolvido por: Thiago Programador