O que é contabilidade de custos e como fazer na sua empresa?

O que é contabilidade de custos e como fazer na sua empresa?

Tomar as decisões corretas e ter um bom controle financeiro é muito importante para o sucesso de qualquer negócio e, para que isso aconteça, ter a contabilidade de custos é essencial.

Trata-se de um campo da contabilidade que avalia os gastos realizados. Assim, é possível que os gestores identifiquem os valores desembolsados pela instituição para viabilizar o produto ou serviço que comercializa.

É importante abranger uma administração contábil precisa, o que é indispensável para a gestão diminuir os custos, otimizar os lucros, analisar as contas etc.

Para saber como aplicar a contabilidade de custos na empresa, continue lendo este texto!

Separe despesas e custos

É preciso separar as despesas de custos. Mas, antes disso, você deve saber o conceito de cada um, pois, apesar de serem conceitos parecidos, não são iguais.

  • despesas: são aqueles valores que não têm ligação direta com o setor de produção, como água, energia elétrica, material de escritório, dentre outros;
  • custos: são aqueles necessários para a produção, como matéria-prima, maquinário, pagamentos dos funcionários do setor produtivo etc.

Esses gastos são fundamentais para o funcionamento da empresa, por isso separá-los vai permitir que você tenha um controle financeiro mais efetivo e estratégico.

Entenda o que são custos diretos e indiretos

Os custos diretos são aqueles ligados à produção do bem ou serviço. Por exemplo, a matéria-prima e mão-de-obra direta.

Já os custos indiretos são aqueles que não são identificados diretamente na fabricação dos bens, não podendo ser relacionados a produtos específicos, sendo preciso utilizar o rateio para serem identificados, como o gasto de energia baseado em horas/máquinas utilizadas.

Assim, você pode entender que a contabilidade de custos é um fator importante para avaliar o valor total da produção e a quantia utilizada para a fabricação de cada produto separadamente. Além de possibilitar o controle do material utilizado, gasto com mão de obra, dentre outros.

Identifique o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o valor em que as receitas se equiparam com os custos e despesas da empresa. É importante conhecer qual é a operação mínima do negócio, na qual as despesas e custos são pagos de forma integral.

A identificação do ponto de equilíbrio ajuda na tomada de decisões, como o reparo de prejuízos, precificação dos produtos e necessidade de retirada de bem da comercialização.

Estipule o preço de venda

Após identificar o ponto do equilíbrio, fica mais fácil definir o preço ideal de venda do produto ou serviço da empresa e começar a obter lucros. Além de possibilitar a avaliação da necessidade de aumento do valor de venda, redução do ritmo de produção, busca por material de custo mais baixo e, assim, conseguir obter uma margem de lucro sustentável.

O ideal é que você conte com um profissional especializado para ajudar nesse processo e busque adquirir maiores conhecimentos sobre assunto. Assim, fica mais fácil conseguir identificar o que a empresa vem gastando e as ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar na precificação dos produtos.

Conseguiu perceber porque a contabilidade de custos é uma estratégia fundamental para avaliar o investimento realizado? Quando você entende os custos do negócio, consegue colaborar de forma muito mais efetiva para o desenvolvimento da organização.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem melhor sobre o assunto!

AV. N. Srª dos Navegantes, 955 - Sl 720 - ED. Global Tower
Enseada do Suá - Vitória/ES  |  +55 27 3025-6006