5 motivos pelos quais você deve contratar um escritório de contabilidade

5 motivos pelos quais você deve contratar um escritório de contabilidade

É comum encontrar pequenos e médios empresários que assumem a responsabilidade na execução das atividades dos departamentos financeiros e contábeis de suas organizações. A prática dessas obrigações está tão enraizada na rotina desses gestores que, muitas vezes, eles não enxergam quando chega a hora de contratar um escritório de contabilidade para assessorar suas finanças.

O crescimento da empresa acaba dificultando a tarefa de gestão financeira e contábil. Muitas vezes, o empreendedor freia o crescimento sem querer, pois não conta com uma equipe de profissionais qualificados e aptos a gerir investimentos, promovendo o desenvolvimento do negócio.

Confira 5 motivos que demonstram que você precisa contratar um escritório de contabilidade agora mesmo!

1. O seu negócio está crescendo

Constatação: você percebe que o seu negócio cresce, as demandas aumentam significativamente e os processos internos precisam ser repensados.

Quando a empresa começa a crescer, é importante ficar atento às novas necessidades que surgirão. Certamente, uma delas é a adequação da gestão financeira e contábil.

Com a expansão, surgem novas possibilidades e é preciso estar preparado financeiramente para encarar desafios crescentes. O apoio de uma equipe técnica especializada em contabilidade é imprescindível para garantir o desenvolvimento de uma companhia.

2. A receita aumentou, mas o lucro não

Constatação: a receita aumentou significativamente, mas as planilhas apontam que o lucro não foi incrementado.

É comum encontrar empresas que  crescem, mas não alcançam resultados nos lucros. Essa situação pode ser facilmente avaliada e planejada por um contador que analisa custos indiretos e identifica as áreas que influenciam nesses resultados.

Se você perceber que a sua organização está em expansão, mas a média de retorno segue a mesma, é porque algo está errado e uma mudança de comportamento deve ser instaurada.

3. Você não trabalha com um planejamento

Constatação: por falta de conhecimento técnico aprofundado, a empresa não possui planejamento fiscal, tributário e contábil.

Ter um negócio que busca o crescimento a médio e longo prazo exige planejamento e organização. Quando uma companhia trabalha sem uma assessoria adequada, tem menos condições de realizar um planejamento contábil e tributário, já que não possui a ajuda de um profissional qualificado nesse sentido.

Se você quer ver o seu negócio crescer sem riscos, contrate uma assessoria contábil e elabore imediatamente um planejamento. A falta de organização influencia diretamente no lucro e no posicionamento do empreendimento no mercado.

4. Sua empresa paga muitos impostos

Constatação: a corporação possui uma carga tributária muito alta, o que impede o investimento em novas tecnologias e, consequentemente, dificulta o seu crescimento.

É muito comum encontrar empresas que pagam mais impostos do que deveriam. As legislações tributária e fiscal brasileiras são muito complexas, por isso, um profissional que não possui conhecimento aprofundado no assunto pode ter dificuldade ao interpretar obrigações e direitos vinculados a elas.

Um contador pode oferecer todo aconselhamento necessário para que você pague os impostos dentro da lei, mas também se beneficie de deduções fiscais e créditos tributários.

5. Está difícil gerir o tempo

Constatação: o empresário ocupa muito tempo com a execução de atividades no âmbito financeiro e contábil, mas não consegue realizar outras atividades importantes.

Um administrador nessa situação perde a oportunidade de focar suas energias em ações e estratégias vinculadas especificamente ao objetivo final do negócio. Quando assume essa responsabilidade, o empreendedor tem mais dificuldades para gerir o seu tempo — fator que se torna prejudicial para a empresa.

Lembre-se de que tempo é dinheiro, por isso, conte com profissionais capacitados e com expertise para lidar com assuntos técnicos, focando suas energias no crescimento e nas estratégias do seu negócio.

Você é empresário e está em dúvida sobre a necessidade de contratação de um escritório de contabilidade? Deixe um comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o tema!

AV. N. Srª dos Navegantes, 955 - Sl 720 - ED. Global Tower
Enseada do Suá - Vitória/ES  |  +55 27 3025-6006