O que é ERP? Entenda o poder desse poderoso sistema

O que é ERP? Entenda o poder desse poderoso sistema

Em tempos de crise, realizar uma gestão organizada do negócio, aumentando a produtividade e controlando melhor os seus gastos, é o melhor caminho para garantir os lucros e sobreviver no mercado. É exatamente isso que um ERP faz pelo seu negócio.

Mas afinal, o que é ERP e como ele funciona?

O ERP é um sistema de gestão empresarial. Só para você ter uma ideia de como ele é importante em uma organização, uma pesquisa realizada pelo IDG Research Service apontou que empresas que usam um sistema de gestão empresarial crescem 35% mais rápido do que aquelas que não fazem esse investimento.

Ficou interessado em saber como você também pode aproveitar dos benefícios desse tipo de sistema? Continue acompanhando nosso post!

O que é ERP?

O nome ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos da Empresa). Ele é um software que te ajuda a cuidar das operações diárias do negócio, desde a administração de pessoal até as contas a receber, passando pelo fluxo de caixa e o balanço contábil da empresa.

Em suma: com o uso de um ERP, os processos operacionais e administrativos da empresa poderão ser automatizados, garantindo maior assertividade e objetividade. Ainda, ao investir nesse sistema de gestão para gerir o negócio, sua empresa poderá ganhar em uma série de aspectos, tais como:

Eficiência

Um software de gestão ERP aumenta a eficiência da gestão do negócio e otimiza o planejamento das atividades da empresa. O software simplifica a coleta e a análise dos dados, facilitando a tomada de decisões.

Redução de custos

Com o ERP, será possível administrar as contas a pagar, poupar despesas desnecessárias e perdas nos processos produtivos e administrativos. Possibilita também diminuir os gastos de administração, otimizando negociações de compra e venda e controlando com precisão seu estoque.

Qualidade

Qualidade significa mais rentabilidade para o negócio. Com um sistema ERP, você poderá aumentar os níveis de qualidade do seu produto ou serviço e também das suas entregas. Fica mais fácil identificar possíveis erros nos seus processos e garantir a qualidade final.

Conformidade tributária

Tem dúvidas se sua empresa está em dia com todas as obrigações fiscais? Um sistema ERP já vem de acordo com as legislações tributárias vigentes e facilita a regularização da situação da companhia, assegurando que o pagamento dos impostos seja feito em dia e que nada seja pago a mais ou a menos.

[cta id=’780′]

Como o ERP funciona?

O ERP deve ser moldado de acordo com as especificidades da organização, integrando as áreas da empresa de forma a garantir que qualquer processo seja disponibilizado em tempo real, com todas suas informações.

De maneira geral, os softwares ERPs disponíveis no mercado têm uma estrutura básica que pode ser customizada de acordo com as particularidades do seu mercado e da sua empresa.

Quais erros devem ser evitados na hora de implantar um ERP?

Um projeto de instalação de um software ERP deve ser cuidadosamente planejado e estudado, evitando, dessa maneira, falhas. Confira, a seguir, os erros mais comuns cometidos durante a implantação de um ERP e evite-os na hora de instalar o seu!

  • Não definir objetivos: as expectativas dos resultados esperados com a implantação do software devem estar bem definidas e alinhadas.
  • Não criar calendário e planejamento financeiro: faça um planejamento claro, com estimativas reais de custos e definição de um calendário por etapas.
  • Não conhecer bem a ferramenta: conheça bem todos os recursos disponíveis e elabore uma lista daqueles que serão úteis aos seus processos.
  • Ignorar o treinamento dos funcionários: um ERP causa grande impacto na rotina de uma organização; portanto, deve-se investir constantemente em informação e treinamento para os funcionários que passarão a utilizar a ferramenta, para evitar que ela se torne obsoleta.

Gostou de saber o que é ERP e como ele pode beneficiar sua empresa? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas dicas!

[cta id=’777′]
Desenvolvido por: Thiago Programador