Aumento de 600% nas vendas da Spaghetti e Cia com a Contabilidade Gerencial Consead

A Spaghetti e Cia teve um aumento de 600% nas vendas com a Contabilidade Gerencial Consead

A cantina italiana, Spaghetti e Cia, possuía apenas uma unidade e encontrava problemas de ordem organizacional financeira. Com a implementação da metodologia Contabilidade Gerencial Consead, a empresa abriu uma filial e aumentou, consideravelmente, as vendas e a segurança do negócio.

Sobre o cliente

O Spaghetti & Cia é uma empresa familiar criada em 1986. Hoje, possui duas unidades e a proposta é a de uma cantina italiana, com ambiente aconchegante, atendimento acolhedor e uma comida farta e saborosa.

Desafio encontrado

A empresa possuía um problema de fluxo de caixa, dificuldades de controlar e mensurar adequadamente os custos dos produtos fabricados e vendidos, controle de estoque, contas a pagar, contas  receber e uma estruturação societária deficitária. Ou seja, não tinha informação gerencial para tomar as decisões de como comprar, fabricar e vender com a melhor margem e o menor risco fiscal.

Solução proposta

  • A Consead aferiu que era preciso focar na conciliação bancária diária. Que consiste em conciliar os bancos, contas a pagar e receber, diariamente.
  • Foi implementada a Metodologia Consead dos controles internos de compras, contas a pagar, contas a receber e controle financeiro.
  • Além disso, foram apurados os custos dos produtos fabricados e vendidos com mais precisão e adequados a realidade da empresa.
  • A Contabilidade Gerencial Consead passou a oferecer uma consultoria estratégica que dá segurança para os gestores. Ou seja, os passos passaram a ser sólidos e realmente rentáveis, conferindo segurança na tomada de decisão.

Resultados alcançados

  • O resultado foi um grande aumento das vendas e a saúde financeira da empresa.
  • Os retornos financeiros aos sócios, pessoas físicas, melhoraram muito.
  • A segurança na tomada de decisão, através da Contabilidade Gerencial Consead, aumentou, o que permitiu a expansão do negócio com a abertura de uma filial.
  • Aumento de 600% nas vendas: antes da implementação da Metodologia Consead, a empresa vendia em média 50 mil por mês. Hoje, vende 300 mil/mês somente na matriz.

Depoimento

Quando entrei na empresa da minha família, há 16 anos, a consead já era responsável pelo contabilidade da empresa, porém ainda tinha pouca interferência nas rotinas administrativas do negócio.

Com a minha chegada, abri mais espaço para a Consead implementar mudanças nas áreas administrativas, pois tínhamos muita coisa para melhorar.

Minha proximidade com o Jocimar, proprietário da Consead, foi fundamental no início desse processo. Pois, com ele, tive muito aprendizado, principalmente no que se refere a separar o que é negócio e o que é família.

Por ser uma empresa familiar, estávamos muito acostumados a confundir o que era da empresa e o que era da família, esse foi um ponto muito sensível durante esse processo, mas conseguimos superar, fazendo uma drástica divisão desses dois interesses, principalmente no campo financeiro.

Outra dificuldade foi: as ferramentas de trabalho na área administrativa, pois antes usávamos muitas planilhas dispersas, o que nos exigia muito trabalho, sem gerar informações importantes, e hoje, com incentivo da Consead, temos um processo sistematizado, que nos dá informações rápidas e precisas para tomada de decisões.

Com a Consultoria da Consead, mudamos muitas rotinas de trabalho nas áreas administrativas, contábeis, fiscais e de recursos humanos, sempre seguindo a legislação vigente, o que para Consead não é uma opção negociável, pois eles são extremamente exigentes nesse aspecto.

Como essa parceria, temos hoje uma empresa muito mais organizada e preparada para as mudanças e desafios do futuro.

Felipe Delboni
Spaghetti e Cia

AV. N. Srª dos Navegantes, 955 - Sl 720 - ED. Global Tower
Enseada do Suá - Vitória/ES  |  +55 27 3025-6006