Qual a importância da contabilidade na previsibilidade do negócio?

Qual a importância da contabilidade na previsibilidade do negócio?

A importância da contabilidade é bem mais ampla do que o senso comum imagina. Não é apenas na hora de pagar impostos e tributos que uma assessoria contábil pode ajudar.

Há muito mais a ser explorado, já que um profissional contábil pode, inclusive, orientar ações estratégicas visando ao lucro.

De acordo com o Sebrae/Global Entrepreneurship Monitor, hoje, quatro em cada 10 brasileiros são donos de seu próprio negócio. É uma taxa expressiva, mas será que esse contingente está preparado para lidar com os desafios do empreendedorismo?

Vamos entender os motivos para contar com processos contábeis eficientes e transparentes em uma empresa.

A contabilidade é muito mais que calcular impostos

Não é raro que as empresas confiem a parte de planejamento estratégico a profissionais de engenharia, TI e outros com formação em ciências exatas.

Evidentemente, são profissionais que, pela formação, são capazes de elaborar um bom plano de negócios. No entanto, tais funções podem e devem ser confiadas ao contador, uma vez que ele é um dos poucos profissionais que conhecem a fundo as informações financeiras da empresa.

O apoio profissional para o iniciante

Já não é mais novidade que a recessão econômica, embora esteja dando sinais de que está passando, forçou muita gente a abrir o seu próprio negócio.

Por outro lado, boa parte desses novos empreendedores não tem conhecimento suficiente sobre aspectos importantes, como controle de estoque, fluxo de caixa e tributação.

Começar um negócio sem saber o mínimo sobre gestão contábil é um tiro no pé e pode levar uma empresa à falência rapidamente.

[cta id=’798′]

A importância da contabilidade para aumentar os lucros

Entender que a parte contábil é mais do que uma obrigação, mas uma ferramenta de gestão imprescindível, é a chave do sucesso.

Afinal, se a meta de um negócio é gerar lucro para seus sócios, como abrir mão de uma ciência que se dispõe a analisar e reinterpretar tudo o que diz respeito às finanças?

Até para desafios complexos como o comércio exterior, o apoio de um setor contábil eficiente é decisivo. Por isso, fica a dica: a contabilidade não é obrigação, mas parte indissociável da estratégia de qualquer negócio.

O profissional mais confiável

Existe certa cultura do improviso no Brasil, que leva os empresários a contratarem serviços de pseudoprofissionais, que prometem soluções rápidas para problemas complexos. Esses quando são contratados para fazer os serviços de um contador podem gerar prejuízos incalculáveis e até levar uma empresa a fechar as portas.

Somente um contador ou uma assessoria contábil tem o conhecimento técnico e científico necessário para balizar decisões e até mesmo para executar impostos.

A segurança é ainda maior com um contador, já que todos os profissionais devidamente credenciados precisam ter registro no CRC, o Conselho Regional de Contabilidade.

Na dúvida, basta consultar o Conselho, para saber se aquele profissional é realmente idôneo.

Portanto, como se pode perceber, a importância da contabilidade é maior do que o mero ajuste de contas junto ao fisco. Com o apoio de uma assessoria contábil, todo negócio pode prosperar de maneira controlada.

Se você quer saber mais sobre gestão empresarial e tributária, e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer, faça contato agora mesmo. Será um prazer responder às suas dúvidas!

[cta id=’795′]
Desenvolvido por: Thiago Programador