4 diferenciais de um escritório de contabilidade

4 diferenciais de um escritório de contabilidade

Foi-se o tempo em que um escritório de contabilidade destinava-se apenas a tratar de questões escriturárias e fiscais. O setor evoluiu bastante, e as empresas de ponta já sabem: muito mais que a gestão fiscal, empresas contábeis são um braço importante para elevar suas receitas.

De certa forma, para ampla gama de PMEs, o conceito ainda não é tão claro. Por isso, destacamos, ao longo deste artigo, os princípios que norteiam essa área dinâmica da contabilidade. Acompanhe atentamente:

1. Consultoria de negócios

Modelo de empresa ainda em desenvolvimento no Brasil, as consultorias contábeis vem se tornando importantes aliadas para orientar ações com finalidades de expansão ou de incremento nos resultados.

Com uma abordagem consultiva, os contadores que atuam nesse segmento são capazes de elaborar formas de preservar a saúde financeira das empresas em que atuam. Em outras frentes, podem também orientar decisões visando à potencialização de recursos, afinal, nem sempre fica claro onde uma empresa pode aplicar seus lucros.

O contador tem a visão panorâmica do que pode ser feito em termos de estratégia e operacionais porque sabe como a empresa gasta seu dinheiro. Portanto, é natural que tenha massa crítica para apontar caminhos.

2. Serviços financeiros terceirizados

O outsourcing é uma maneira de formar parcerias com outras empresas de reconhecida eficiência.

Nesse aspecto, a contabilidade também avançou em relação aos contratos em que atua como empresa terceirizada. Mais do que a contabilidade, hoje os escritórios contábeis são responsáveis por prestar serviços financeiros.

Isso significa que, além de cuidar do pagamento de impostos, tributos e encargos sociais e trabalhistas, cabe às terceirizadas contábeis atuar como um apoio em Business Intelligence.

Só dessa forma os empresários e sócios têm a tranquilidade necessária para pensar em ações de inovação. Sabendo que sua retaguarda financeira está garantida, podem decidir mais baseados em dados e menos em intuição.

3. Sistemas de gestão integrados

Empresas de contabilidade alinhadas com a vanguarda do setor sabem melhor do que ninguém que, sem o uso da tecnologia, é inviável manter-se competitivo. Estamos falando do uso dos recursos digitais para gestão inteligente, um conceito explorado por empresas contábeis na linha do que fazem as mais modernas startups.

Os sistemas de gestão podem ser materializados em redes de ERP, com especial atenção aos softwares que integram setores distintos e soluções em Business Process Management (BPM). É o caso, por exemplo, das empresas que contam com programas para ajudar a gerenciar compras, estoque e retaguarda de loja.

Outro ponto importante é que as empresas contábeis equipadas com esses sistemas podem analisar grandes volumes de dados, dentro do que se convencionou chamar de Big Data. A análise de dados já é uma realidade, embora, no Brasil, ainda seja algo pouco explorado pelas empresas de um modo geral.

4. Bom relacionamento com clientes

Não menos importante, as empresas contábeis mais aptas a lidar com os desafios são as que preservam um relacionamento de confiança e parceria com seus clientes. Contadores que realmente valorizam seu papel zelam pela confidencialidade, ao mesmo tempo em que atuam como fornecedores constantes de feedback para os gestores.

Um escritório de contabilidade efetivamente preocupado com o sucesso de seus clientes sabe que não se pode manter uma postura reativa nos negócios. Agir estratégica e antecipadamente traz sempre resultados muito superiores, o que é muito diferente do que ser um apagador de incêndio.

Ficou interessado nas possibilidades que a contabilidade pode abrir para seu negócio? Quer saber como tornar suas informações contábeis uma verdadeira fonte de riqueza? Faça contato agora mesmo, temos a solução ideal para seu negócio!