Carga tributária para empresas: como reduzir o peso dos impostos

Carga tributária para empresas: como reduzir o peso dos impostos

A carga tributária para empresas no Brasil é um pesado fardo que os empreendedores precisam carregar, arcando com custos altos mês após mês. Todo cuidado é necessário para que esses valores não causem prejuízos ou desequilíbrio financeiro, podendo ser controlados e pagos sem impactos.

Neste post, você vai entender melhor como conseguir lidar bem com estes impostos, organizando a empresa e prevendo métodos de reduzi-los. Confira!

Organize a empresa para lidar com os tributos

Uma empresa precisa estar sempre atenta aos tributos que vão incidir sobre suas atividades e, para que isso não se torne um problema maior, é preciso ter toda organização necessária para identificá-los e arcar com as obrigações.

Isso também permite conduzir as atividades de modo que muitos desses impostos possam ser reduzidos, o que é possível com uma equipe eficiente, contando com profissionais contábeis que tenham vasta experiência nesse assunto.

Defina qual o melhor enquadramento jurídico

As empresas podem ser enquadradas em diferentes formas de tributação (o que é definido anualmente), marcando a maneira como ela vai pagar os impostos. Atualmente, há 3 enquadramentos possíveis: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

O Simples Nacional foca nas pequenas e médias empresas, que conseguem um lucro bom, especialmente porque têm poucas despesas e custos para manter suas atividades.

Já o Lucro Real é voltado para empresas maiores, que se enquadram em lucros líquidos abaixo de 32% do total ganho pela empresa. Essas companhias geralmente têm altas despesas de funcionamento.

No Lucro Presumido, as empresas favorecidas são aquelas que tem uma folha reduzida com funcionários, lucro baixo e despesas proporcionalmente pequenas.

[cta id=’903′]

Busque os incentivos fiscais

Os incentivos fiscais são ótimos mecanismos para buscar significativas reduções na carga tributária para empresas. Em troca dessa diminuição de impostos, há o incentivo para investimentos em cultura, programas governamentais, filantropia e uma série de outras possibilidades.

Uma boa equipe jurídica é de grande ajuda para entender melhor como funcionam essas possibilidades de incentivo, identificando em qual a empresa pode se enquadrar. Esse é um importante trabalho que, com esforços aplicados, pode gerar economias significativas quanto ao pagamento de tributos.

Realize um planejamento tributário eficiente

Variados e complexos, os tributos geram muitas dúvidas e, no meio de tanta informação, o risco é deixar de cumprir com obrigações, ou até mesmo descobrir de forma tardia, o que pode gerar custos inesperados. O planejamento, portanto, é de grande ajuda para identificar e prever todos os impostos a serem pagos.

Um planejamento tributário eficiente prepara a empresa antecipadamente para cumprir com esses pagamentos, já adequando os seus lucros para a chegada do momento de efetuar esses pagamentos.

Uma equipe contábil vai saber como conduzir esse planejamento, trabalhando para evitar negligências, multas e atividades que gerem ainda mais tributos. É fundamental contar com profissionais que se dediquem somente a essa demanda, mantendo todos os impostos sob controle e registrando as obrigações.

A grande carga tributária para empresas é, infelizmente, uma realidade no Brasil, precisando ser identificada e controlada com eficiência. Essas dicas que você viu serão de grande ajuda para planejar e reduzir impostos com eficiência.

Outras pessoas também podem extrair conhecimento útil deste post: ajude-as e compartilhe essa publicação nas suas redes sociais!

[cta id=’906′]
Desenvolvido por: Thiago Programador