Você sabe fazer um orçamento empresarial eficiente? Aprenda aqui!

Você sabe fazer um orçamento empresarial eficiente? Aprenda aqui!

​Você sabe quanto custa manter sua empresa funcionando por mês? Quanto ela vai faturar no semestre que vem? E nos próximos dois anos? Como você pretende investir o lucro que obtiver? Vai fazer mais contratações? Como ficará sua despesa no período? Se ainda não tem as respostas para essas perguntas, você precisa fazer um orçamento empresarial eficiente.

Esse documento serve para mostrar o quanto de dinheiro a empresa possui, quais são os seus custos e quais devem ser as metas para atingir o sucesso. Além disso, oferece diretrizes para que você tome decisões importantes sobre novos investimentos e pode ser utilizado por instituições financeiras para análises de crédito. Resumindo: é um instrumento muito importante para manter as finanças da empresa sob controle.

Quer aprender a fazer um orçamento empresarial? Confira o passo a passo que preparamos abaixo!

Liste as fontes de ganhos

É importante conhecer todas as suas fontes de ganho. Liste valores obtidos com vendas, lucros com investimentos, montantes de empréstimos, entre outros. Reúna todas essas informações para poder controlar o seu fluxo de caixa. Saber o quanto você vai ganhar é crucial para definir o quanto poderá gastar.

Liste e classifique despesas fixas

Você precisa conhecer também todas as suas despesas fixas. Inclua aluguéis, custos com internet, telefone, gastos com empresa de contabilidade, taxas e impostos, salários e benefícios de funcionários, seguros, materiais de escritório e ferramentas necessárias para o dia a dia no trabalho. Todas essas despesas são fixas e não devem variar, e são muito importantes para a elaboração de um orçamento empresarial correto.

Inclua custos variáveis

Saiba também quais são os seus custos variáveis. Inclua nessa lista despesas com comissões de funcionários, gastos com conta de luz e água, pagamento de freelancers, investimentos em propaganda e marketing, viagens ou eventos e lanches de confraternização. Lembre-se ainda de prever despesas únicas, como reformas, consertos de equipamentos, presentes de aniversário para colaboradores, entre outras.

Reúna todos os dados

Liste todos os dados de ganhos e despesas e os reúna em um documento. Você pode utilizar ferramentas específicas para facilitar a gestão das informações ou adotar planilhas de Excel ou Google Sheets. Mantenha tudo muito organizado para evitar erros. Faça análises dos dados coletados, monte a composição do orçamento e elabore seu fluxo com segurança.

Se você vêm gerindo seu negócio sem manter um orçamento empresarial, podemos dizer que está “dirigindo de olhos vendados”. Não perca tempo e comece já a organizar as finanças da sua empresa. Somente conhecendo exatamente qual é a sua receita e qual é a sua despesa você conseguirá definir seu lucro real, optar por investimentos e melhorias, traçar metas e tomar decisões importantes de maneira inteligente.

Lembre-se de basear os dados lançados não apenas no histórico de gastos e receita da empresa, mas nos objetivos futuros de crescimento. Faça uma análise acertada e honesta dos planos para seu negócio. O planejamento estratégico feito de maneira consciente é a chave para a obtenção de sucesso, e o orçamento empresarial é necessário para que ele seja benfeito.

Ficou com alguma dúvida ou quer contar como você define o orçamento na sua empresa? Deixe um comentário!

AV. N. Srª dos Navegantes, 955 - Sl 720 - ED. Global Tower
Enseada do Suá - Vitória/ES  |  +55 27 3025-6006